top of page

Soldagem manual: a importância na carreira do Engenheiro Eletrônico

Uma boa solda para os seus projetos, sejam acadêmicos ou profissionais, economizam horas de desenvolvimento e refletem na robustez e durabilidade do produto.

Uma solda mal feita (solda fria) pode ocasionar vários problemas como o não funcionamento do circuito, um comportamento não esperado e em casos mais graves implicar na queima do componente mal soldado e até outras partes do circuito. Esse tipo de solda pode ser identificada visualmente, porém existem outras que não são visíveis a olho nu e para identifica-las é necessário realizar um teste de continuidade.

Quer saber mais sobre o assunto e a importância dele para o mercado? Confira os tópicos abordados neste conteúdo e continue lendo:

  • A solda manual na indústria

  • Conheça a IPC

  • Qual a importância de saber realizar uma solda profissional para o mercado?

  • Na graduação de Engenharia Eletrônica

A solda manual na indústria

Na indústria eletrônica existem basicamente três tipos de linha de soldagem, a soldagem de componentes PTH (componentes que atravessam a placa), componentes SMD (componentes de superfície) e a soldagem manual. Esta última é a mais empregada em etapas de prototipagem e em partes específicas de montagens complexas.

Em um primeiro momento pode parecer que um sistema de soldagem manual é menos confiável que um processo mecanizado, mas existem algumas etapas da montagem ou mesmo alguns produtos como circuitos aviônicos, militares e de suporte a vida que, por vezes, são estritamente montados a mão, pois um processo automatizado não consegue realizar de forma confiável, seja pela sensibilidade da placa e componente, pela posição dos componentes e pelo aspecto de sensibilidade de percepção humana da operação.

O processo de soldagem eletrônica pode se tornar tão complexo quanto se precise para chegar ao resultado esperado. Ao contrário do que uma pessoa leiga possa pensar, soldar componentes eletrônicos em uma placa é uma ciência muito avançada, que envolve elementos que não são perceptíveis a olho nu, mas que refletem diretamente no funcionamento do equipamento.

A escolha da liga de solda, o controle da temperatura e tempo, o tipo de fluxo, a técnica de soldagem que será utilizada, são fatores importantes para a qualidade das ligações químicas que são formadas durante o processo de soldagem, as quais formam a conexão eletromecânica entre os terminais dos componentes e as trilhas de cobre da placa de circuito impresso.

Conheça a IPC

Do ponto de vista de uma solda manual, uma boa solda é aquela que segue alguns critérios como limpeza da área a ser soldada antes e depois do processo, liga adequada, temperatura correta do processo, o uso da ponteira que atenda a atividade fim, tais procedimentos são expressamente recomendados pela IPC.

É impossível falar de solda eletrônica e não citar a IPC. A IPC é uma associação que presta suporte a indústrias eletrônicas, sendo responsável pela elaboração de normas e treinamentos no setor. É referência internacional em normas de soldagem eletrônica e boa parte do meu conhecimento nesse setor provém da minha certificação IPC.

Qual a importância de saber realizar uma solda profissional para o mercado?

Enquanto engenheiros eletrônicos, a indústria espera que sejamos capazes de conhecer os elementos da cadeia de desenvolvimento e produção de placas eletrônicas. Portanto, é necessário saber identificar e retirar do processo todas as variáveis indesejáveis que podem resultar em interpretações erradas, imprecisas ou mesmo invalidação da ideia.

Nesse sentido, é esperado que o engenheiro eletrônico tenha conhecimentos avançados em soldagem, e que possa identificar inconsistências no processo, como soldas frias.

O profissional precisa estar preparado para saber prototipar sua ideia, escolher a liga adequada, acompanhar e configurar linhas de produção, conduzir testes de durabilidade e eficiência, encontrar falhas e propor soluções. Também é esperado que o engenheiro tenha a habilidade de treinar sua equipe para obter o melhor resultado.

Em um mundo cada vez mais industrializado, um defeito na linha de produção pode significar milhões em perdas. Um simples parâmetro de soldagem configurado ou executado de forma errada pode causar prejuízos incalculáveis no sentido financeiro que refletem em retrabalho ou recall, no sentido de risco a vida de quem usa o produto, bem como arranhar a reputação da marca. Portanto, o engenheiro precisa ser criterioso e responsável ao escolher as métricas do processo.

Na graduação de Engenharia Eletrônica

Durante o curso de engenharia, nós alunos, temos a oportunidade de vivenciar muitos projetos práticos. Ao acompanhar o desenvolvimento destes projetos, pude perceber, que muitos protótipos não funcionavam, por defeitos relacionados à inexperiência do aluno na construção de placas, como soldas mal feitas e placas mal corroídas.

Para muitos, o desenvolvimento destes protótipos é o primeiro contato com soldagem, portanto são falhas esperadas. Por isso, o acesso dos alunos ao conhecimento específico é necessário para melhorar seus resultados.

Nesse sentido, há algum tempo eu tinha a ideia de passar o que eu sabia, mas de uma forma organizada, mais formal. A oportunidade surgiu durante o tempo que fiz parte da Quark’s Up em 2018.

Nesse período, iniciei junto com minha equipe um projeto de Treinamento em solda PTH e SMD. O curso começou tímido e aos poucos foi sendo estruturado, os membros da empresa foram qualificados para garantir a continuidade do projeto.

Foi uma excelente oportunidade de compartilhar minha experiência junto aos alunos e perceber que o conhecimento transmitido impactou diretamente no aproveitamento da graduação.

Para os alunos, poder realizar seus projetos sem dúvidas ou margem de erro, no que diz respeito a solda, é um grande passo para o desenvolvimento do protótipo.

Hoje não faço mais parte desse grande time, porém tenho muito orgulho do legado que deixei, e pra quem quer saber na prática como é realizar uma solda em PTH ou SMD, fique atento aos calendários de Treinamento de Solda da Quark’s Up.

239 visualizações0 comentário

Commenti


Gostou do conteúdo?

Deixe um comentário dizendo o que achou e nos siga em nossas redes sociais para não perder nenhuma atualização!

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page